SPOOLSV.EXE consumindo 100%

Processo SPOOLSV.EXE consumindo 100%

 

Nas minhas andanças nas empresas onde presto suporte técnico, normalmente me deparo com usuários reclamando de lentidão excessiva em suas estações.

Como de costume, dou uma verificada no Gerenciador de tarefas do Windows a fim de identificar se existe algum processo que esteja consumindo excessivamente poder de processamento (CPU) ou memória.

 

Daí, vez por outra, percebo que o processo spoolsv.exe está consumindo absurdos 99% de uso de CPU. Com isso não é de admirar que o computador fique absurdamente lento, tendo em vista que o processador está completamente ocupado com o referido processo.

 

O processo Spoolsv.exe está diretamente relacionado com o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Isto significa que se o processo Spoolsv.exe for finalizado, o usuário não poderá trabalhar com a sua ou suas impressoras, sejam elas locais (instaladas no próprio micro) ou instaladas em outro computador (acesso através da rede).

A pergunta que fica é: Como podemos resolver isso? 

Imagem
Processo SPOOLSV consumindo praticamente 100% de processamento
(Clique na imagem acima para ampliar)

 


Solucionando o problema no processo SPOOLSV.exe

Embora eu ainda NÃO tenha visto este problema ocorrer com o Windows 7, Vista e Windows Server 2008, resolvi postar esta matéria sendo destinada a todos os sistemas Windows a partir do XP e Server 2003.

Na realidade existem três motivos pelos quais o processo spoolsv.exe pode consumir excessivo processamento.
  1. Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS
  2. Impressora imprimindo na porta errada. Por exemplo: Uma impressora USB configurada para imprimir numa porta LPT1.
  3. Problema com Microsoft Office Document Image Writer

Arquivos corrompidos na subpasta PRINTERS

OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.

Para corrigir esta falha, faça o seguinte:

1. Antes de qualquer coisa, é necessário pararmos o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO. Se não pararmos este serviço, não conseguiremos deletar os arquivos da subpasta PRINTERS (Isto será visto mais à frente).

Para isso execute o comando abaixo clicando antes  no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
 
net stop spooler

Pressione ENTER

Ao executar este comando, todas as impressoras locais residentes em Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Dispositivos e impressoras(Windows 7/Server 2008 R2) desaparecerão. Isto é normal.
 
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ao parar o serviço de impressão (SPOOLER DE IMPRESSÃO) todos os documentos na fila de impressão da(s) impressora(s) serão perdidos. Portanto, os usuários deverão reenviar seus documentos após a correção do erro.
 
2. Em seguida, clique no menu Iniciar - Executar (para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.
 
3. Digite este caminho na janela do Executar: 

%windir%\system32\spool\printers

Pressione ENTER

Onde %windir% representa a pasta Windows e os demais são apenas subpastas da pasta Windows.

4. Ao entrar na pasta Printers apague todos os arquivos presentes na mesma.

(Obs: Caso não consiga remover os arquivos da pasta Printers, reinicie o micro e acesse seu Windows em Modo Seguro.)

5. Agora execute o comando abaixo na janela do "Executar" para iniciar o serviço SPOOLER DE IMPRESSÃO:

net start spooler

Pressione ENTER

Agora que o serviço de impressão foi iniciado verifique no Gerenciador de tarefas do Windows se o processo Spoolsv.exe agora está com uso de CPU normal, ou seja, em 0%. É claro que se o computador em questão compartilha uma ou mais impressoras na rede, é possível que o processo não esteja em 0%, mas pelo menos ficará normalmente bem abaixo de 100%.
 
Impressora imprimindo na porta errada

OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.

1. Para isso execute o comando abaixo clicando antes  no menu Iniciar - Executar(para Windows XP e Server 2003) ou em Iniciar - Iniciar Pesquisa (para Windows Server 2008). Para Windows 7 pressione a tecla com logomarca do Windows + a tecla R.

net stop spooler

Pressione ENTER

E em seguida execute:

net start spooler

Pressione ENTER

2. Clique no menu Iniciar - Impressoras e aparelhos de fax (Windows XP/Server 2003) ou em Impressoras (Windows Server 2008) ou ainda em Dispositivos e impressoras (Windows 7).

3.  CENÁRIO:
Digamos que exista uma impressora USB chamada Epson C65 e que a mesma foi configurada incorretamente para imprimir na porta LPT1. Daí um usuário envia uma impressão e verifica que após isso seu computador tornou-se instável.
 
Portanto, clique com o botão direito do mouse sobre a impressora Epson C65 e em seguida clique com o botão esquerdo sobre Propriedades. Para Windows 7 você deve clicar com o botão direito do mouse sobre a impressora e em seguida clicar com o botão esquerdo em Propriedades da impressora.

4. Agora clique na guia Portas.

5. Após verificar que a impressora está imprimindo na porta errada, selecione a porta correta conforme as figuras abaixo:

Imagem
Impressora USB Epson C65 configurada para imprimir na porta LPT1
(Clique na imagem para ampliar)
 
Imagem
Impressora USB Epson C65 configurada para imprimir na porta correta
(Clique na imagem para ampliar)

6. Após selecionar a porta correta clique em OK

7. Verifique se a lentidão acabou visualizando o Gerenciador de tarefas do Windows.

Microsoft Office Document Image Writer
 
Às vezes pode acontecer que o usuário ao invés de enviar seu trabalho de impressão para sua impressora, ele acabe enviando acidentalmente para a impressora virtual (acredito que posso chamá-la assim) Microsoft Office Document Image Writer. Clique aqui para entender o que significa. 
Ao ficarem presos os documentos nesta "impressora", é possível que o processo spoolsv.exe use 100% de processamento. Muitos técnicos costumam ver este erro acontecer com frequência em computadores rodando o Windows XP nas empresas.

OBS: Para executar estes procedimentos você deve ter feito logon com uma conta de usuário com privilégios de Administrador.

1. Execute os comandos abaixo clicando antes no menu Iniciar - Executar (Windows XP/Server 2003).

net stop spooler

Pressione ENTER

E em seguida execute:

net start spooler

Pressione ENTER


2. Verifique se Microsoft Office Document Image Writer está definida como impressora padrão. Caso esteja, marque como impressora padrão a verdadeira impressora do usuário. Fazendo isso, você impedirá o usuário de imprimir na impressora lógica incorreta.

3. Se esta "impressora" não for necessária, você pode excluí-la.

4. Verifique se a lentidão acabou visualizando o Gerenciador de tarefas do Windows. 


Espero ter contribuído ao seu conhecimento.

 

 

 

Perguntas:

 

Aqui na empresa estou com esse problema do spooler... so que o aqui é via TS.

O nosso servidor TS fica com o spooler em 100% e deixa o nosso servidor totalmente travado. Eu realizo sempre esse procedimento de apagar os arquivos da pasta printers, teria uma maneira de resolver isso definitivamente?

 

R. Antes de executar os procedimentos deste tutorial, exclua todas as impressoras lógicas residentes no computador que atua como servidor de terminal. Em seguida, reinicie o servidor. Logicamente depois, reinstale as impressoras excluídas. 

Evidentemente este procedimento deverá ser agendado para uma hora que poucos ou nenhum usuário estiver conectado.

 

Tenho um problema parecido (ou quase): sempre que ligo o pc (e alguns outros usuários da rede) não conseguimos acessar a internet até que encerremos o "spoolsv" via gerenciador tarefas ou via net stop spooler, aí após encerrarmos o processo a rede passa a funcionar e então início o processo novamente com net start spooler. O antivirus não detecta nada, tem alguma idéia?

 

R. Quanto ao seu problema, é a primeira vez que me deparo com uma situação dessas. Contudo, por dedução lógica, creio que seu problema esteja relacionado com outro serviço, o chamado RPC (Chamada de Procedimento Remoto), pois o serviço Spooler de Impressão depende do RPC. Tente o seguinte: Acesse: Iniciar - Executar e digite services.msc. Após isso acesse o serviço Chamada de Procedimento Remoto (RPC). Depois clique Recuperação. Em primeira falha escolha Reiniciar o serviço. Faça o mesmo para as outras falhas. Aplique as novas configurações. Repita este processo nos serviços Alocador Remote Procedure Call (RPC) e Spooler de Impressão. Reinicie o computador.

 

Mas agora o problema e mesmo só que acontece o seguinte:

 

- Paro serviço do spooler

- Apago os arquivos da pasta PRINTS

- Reinicio o serviço e tudo fica lindo

 

Mas agora e que vem o problema, no decorre do dia a pasta PRINTS volta a se encher com arquivos conrrompidos e adivinha o que acontece? O PROBLEMA RECOMEÇA.

 

Alguma dica, porque tenho mais de 50 máquinas na rede e 98% estão com mesmo problema e até ajuda de Santo já pedi.

 

R. A meu ver existem duas possibilidades:

 

1- Se a rede possui um servidor de impressão Windows Server, possivelmente existe um problema com a impressora lógica que é usada por todas as estações do domínio. Tente excluí-la e a instale novamente mandando substituir os drivers durante a instalação da mesma. Mantenha o mesmo nome de compartilhamento para que os computadores da rede tenham acesso à impressora.

 

2- Possivelmente existe um vírus/malware "perambulando" em sua rede. Tente rodar o ComboFix, máquina por máquina.

 

 

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O Svchost.exe é um processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviçosindividuais que o Windows usa para executar várias funções.

Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe.

Se o Svchost.exe está ocupando mais de 90% da CPU isso não é normal e a primeira providência é verificar com um bom antivírus a existência de Worms ou Vírus.

O serviço de atualizações automáticas também utiliza o svchost.exe e tem sido comum este problema está vinculado a ele, observe que este erro sempre ocorre quando se conecta a internet( na inicialização do Windows ou quando plugamos o cabo de rede)

Solução:

1º  Parar temporariamente o serviço de atualizações automáticasIniciar > Executar > digite SERVICES.MSC > Padrão > selecione Atualizações automáticas e clique no botão interromper serviços.

2 º  Renomear o diretório

SoftwareDistribution que está na pasta do  Windows para  SoftwareDistribution.old  (c:windows SoftwareDistribution)

3 º Renomear o arquivo

windowsupdate.log para windowsupdate.log.old que encontra-se também na pasta do Windows (C:windowswindowsupdate.log)

4 º Reiniciar o serviço de atualizações automáticas.

5º Baixe todas as atualizações do Windows

Iniciar > Windows update > Personalizada

Após reiniciar o computador o problema estará resolvido.

OBS: Muitos usuários não atualizam o antivírus para não aparecer a mensagem

“Esta cópia do Windows não é original. Você pode ter sido vítima de falsificação de software.” Que pode ser removida com o tutorial http://www.travou.com.br/site/?p=42

 

 Referências:

Uma descrição do Svchost.exe no Windows XP Professional Edition

http://support.microsoft.com/kb/314056/pt-br  baixe a segunda versão do Windows Installer 3.1, daqui:http://www.microsoft.com/downloads/d…8-DE776FD4138CTags  svchost ocupa muito a cpu, Computador muito lento, Windows Lento, inicializacao lenta

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Processo svchost.exe consome 100% do processamento.

Clique em iniciar / todos os programas / acessórios / Executar.

Digite:

Temp

Delete todo o conteúdo da pasta.

Repita o mesmo procedimento em outras duas pastas, %temp% e prefetch

Após isso, clique em iniciar / todos os programas / acessórios / ferramentas do sistema / limpeza de disco.

Selecione todos os itens e exclua.

 

Clique em iniciar / Iniciar pesquisa.

Digite: MSCONFIG e clique em OK.

Na guia Serviços, ocultar os serviços Microsoft e desativar tudo.

Na guia Inicialização de Programas, desativar tudo.

Reinicie o Computador.

(OBS: O Procedimento do MSCONFIG irá desabilitar todos os programas não Microsoft da inicialização do Windows, porém os mesmos continuarão a funcionar normalmente).

 

Baixe e execute a verificação completa essas duas ferramentas.

Microsoft Security Essentials.

http://www.microsoft.com/security_essentials/

 

Para sistemas de 32bits.

System Update Readiness Tool para Windows 7 (KB947821) [Novembro de 2010]

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=44e15787-66b0-4e9c-9c3b-1fc9ea40f69f&DisplayLang=pt-br

 

Para sistemas 64bits.

 

Ferramenta de Preparação para Atualização do Sistema do Windows 7 para sistemas com base em x64 (KB947821) [fevereiro de 2011]

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=914fbc5b-1fba-4bae-a7c3-d2c47c6fcffc&DisplayLang=pt-br

 

Após isso verifique se o problema persiste.

 

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O Windows 8 já ganhou até pacote de atualizações oficial, o chamado Windows 8.1. Isso, no entanto, não impediu que um problema continue aparecendo nos computadores que trazem o sistema operacional instalado.

De acordo com relatos de alguns leitores do Tecmundo, de uma hora para a outra o Windows 8 passa a marcar o disco rígido como 100% em uso, algo que causa uma lentidão absurda no computador e acaba resultando em diversos travamentos, praticamente impossibilitando o uso do PC.

Sabendo do caso, basta que você realize algumas pesquisas na internet para encontrar centenas de pessoas citando o mesmo problema e buscando soluções. Se a pesquisa for feita em inglês, então, você consegue apurar que não se trata de algo isolado, ou seja, usuários do mundo todo parecem ter a mesma dificuldade.

  Que bug é esse?

Fóruns de discussão apontam diversas causas para o problema. Enquanto algumas pessoas só percebem o bug após diversos meses de uso, outras mal conseguem utilizar o computador com o Windows 8 e já começam a experimentar tal dificuldade.

Ao que tudo indica, os casos incidem mais em notebooks do que em desktops e podem surgir tanto nas atualizações do sistema operacional como também de um dia para o outro. Não percebemos distinção entre as versões 32 e 64 bits, ou seja, o problema pode surgir em qualquer versão do SO.


 

Limpe o seu HD

Primeiro de tudo, faça um processo completo de desfragmentação em todos os discos rígidos do seu PC. Uma boa alternativa de programa para fazer isso com agilidade e bons resultados é o Auslogic SmartDefrag. Lembre-se de utilizar a função de trabalho completo.

Em seguida, lance mão de um programa capaz de realizar uma limpeza no seu computador. Aplicativos como o CCleaner, por exemplo, são capazes de ajudar bastante nesse sentido – inclusive permitindo que você realize uma varredura no Registro do Windows.

 

Será o antivírus? 

Caso essa faxina não ajude, uma boa alternativa pode ser experimentar um novo antivírus, uma vez que problemas de incompatibilidade são capazes de atrapalhar bastante. Assim, lance mão de um software como o Revo Uninstaller para remover completamente o seu antigo programa e experimente alguma nova opção para ver se o caso é resolvido.

 

Redefina o tamanho da memória virtual

Outra solução apontada por algumas pessoas é apontar manualmente o tamanho da memória virtual utilizada pelo sistema operacional. Por padrão, o Windows 8 utiliza um método de gerenciamento e detecção automática, mas é possível determinar tudo manualmente.

 

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Assim, vá até o “Painel de Controle” e abra a seção “Sistema e Segurança”. Em seguida, clique no botão “Configurações avançadas do sistema”, localizado na parte esquerda da tela. Uma nova janela será aberta. Ali, clique na aba “Avançado” e, na área “Desempenho”, aperte no botão “Configurações”.

 

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Mais uma janela se abrirá e novamente você deve ir à aba “Avançado”. Na área “Memória Virtual” clique no botão “Alterar...”. Agora, desmarque a opção “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”.

 

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Isso fará com que a parte de baixo da janela fique acessível. É ali que você é capaz de gerenciar a memória. Antes de tudo, no entanto, marque a unidade que contém o chamado arquivo de paginação, pois é essa partição que conta com o sistema operacional instalado. Agora, clique no botão “Tamanho personalizado”.

 

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Feito isso, você é capaz de apontar o tamanho inicial e o tamanho máximo de uso da memória virtual. O recomendado é que você marque, como mínimo, um espaço igual ao tamanho da sua memória RAM instalada no seu computador. Ou seja, se você tem 4 GB de RAM, aponte também os mesmos 4 GB como memória virtual.

Obs.: A Microsoft não recomenda o uso de ferramentas de limpeza de registro exemplo: CCleaner, MV RegClean 6.0, Ashampoo Registry Cleaner, EasyCleaner, etc... Essas ferramentas tem como finalidade excluir arquivos e chaves do Editor de registro do seu Sistema  podendo causar danos irreparáveis ao Windows podendo levar a formatação do mesmo.


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