É comum recebermos notificações de espaço em disco insuficiente e quando verificamos o que pode ser excluído/compactado/movido (através do programa treesize por exemplo), sempre encontramos o diretório WINSXS ocupando um espaço grande. Antes de mexermos nesse diretório, é importante saber o que é, para que serve, quais são as informações que ele armazena, etc..
WINSXS é uma abreviação de Windows Side By Side, traduzindo fica "Windows lado a lado". Esse diretório armazena diversas versões de diversos arquivos, com o objetivo de manter a compatibilidade entre os softwares. Para entendermos melhor, vamos imaginar uma situação onde temos um software que utiliza a versão 1.0 de uma DLL e um outro software que utiliza a versão 2.0. Ambas as versões estão armazenadas dentro deste diretório.
Após executar o procedimento abaixo, não será possível desinstalar o service pack e algumas atualizações, tenha ciência disso. Deixe seu superior ou Cliente informado sobre isso.
Não devemos de maneira alguma excluir conteúdo que estão dentro deste diretório.
--> Iniciando o procedimento
- Abra o prompt de comando como administrador.
- Execute o comando: dism /online /cleanup-image /spsuperseded
- Após a conclusão, digite mais esses 3 comandos abaixo:
Takeown /f %windir%\winsxs\ManifestCache\*
Icacls %windir%\winsxs\ManifestCache\* /GRANT administrators:F
Del /q %windir%\winsxs\ManifestCache\*
Pronto, finalizamos o procedimento. A diminuição de tamanho desse diretório pode chegar até 35%.
Observação: Caso você tenha instalado o Windows com o Service Pack embutido, provavelmente ele não irá limpar esse diretório, alegando que os arquivos do Service Pack não foram encontrados (vide imagem abaixo).