Ubuntu - Instalação de Programas, Recursos e Impressora.

Como instalar o OpenOffice


 

Baixe o arquivo correspondente ao seu sistema pelo Firefox (Apache_OpenOffice_4.1.2_Linux_x86-64_install-deb_pt-BR).

Pelo Terminal:

Desinstale tudo que for LibreOffice do seu sistema usando o Synaptic ou o apt-get:

sudo apt-get remove libreoffice*

Extraia o arquivo do OpenOffice baixado:

tar -zxvf /home/yes/Download/Apache_OpenOffice_4.1.2_Linux_x86-64_install-deb_pt-BR.tar.gz

Note que este exemplo refere-se à minha máquina. O local e nome do arquivo varia para seu sistema.

Entre na pasta DEBS criada no diretório de extração:

cd /home/yes/Download/pt-BR/DEBS

Execute:

#sudo dpkg -i *.deb

Depois;
cd /home/yes/Download/pt-BR/DEBS/desktop-integration

Execute:

#sudo dpkg -i *.deb


Este último pacote atualiza os menus do GNOME .


 

Instalado SAMBA


 

Passo 1: Instalando o servidor Samba

Faremos os procedimentos como usuário root, portanto, cuidado. 

Para instalar o pacote Samba em distribuições baseadas no Debian, digite o comando: 

# sudo apt-get install samba samba-common python-glade2 

Verifique a versão do Samba instalado: 

# smbd -V 

Passo 2: Pensando no acesso aos diretórios e criando os usuários e diretórios no GNU/Linux

Criar uma tabela para visualizar cada usuário e seus acessos, conforme a imagem "Tabela 1":


Tabela 1

Criar usuários no GNU/Linux

# sudo adduser visitante 

Será pedido uma senha e alguns dados a preencher, como mostra a "Figura 1":


Figura 1


Confirme as informações. E siga o mesmo procedimento para os demais usuários que serão criados.

Criando os diretórios

Serão criados os diretórios "install" e "aula", como mostra a "Figura 2":


Figura 2


Para criar os diretórios (neste caso, estaremos criando dois diretórios de uma só vez): 

# sudo mkdir aula install

Passos: 3 / 4

 

Passo 3: Reconhecendo o grupo de trabalho

Caso não saiba o grupo de trabalho de sua rede, acesse uma máquina Windows pelo terminal: 

Iniciar → Executar → cmd 

E depois: 

C:\> net config workstation 

A tela será semelhante à "Figura 3" a seguir:


Figura 3

Passo 4: Configurando o servidor Samba

Faça o backup do arquivo "smb.conf", por segurança: 

# cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf.ori 

Com o backup realizado, apague o arquivo original (segue um macete): 

# echo ' ' > /etc/samba/smb.conf 

Adicione as seguintes informações (modifique mediante a necessidade): 

# nano /etc/samba/smb.conf 

#==================== Global Settings =======================
[global]
workgroup = COMPUTACAO
server string = Samba Server %v
netbios name = samba
security = user
map to guest = bad user
dns proxy = no
#==================== Diretorio Publico ======================
[aula]
path = /home/aula
valid users = @publico
browsable =yes
writable = yes
guest ok = yes
read only = no
#==================== Diretorio Restrito =====================
[install]
path = /home/install
valid users = @administrador
guest ok = no
writable = yes
browsable = yes


Salvar o arquivo "smb.conf" e reiniciar o serviço, como demonstrado na "Figura 4": 

# /etc/init.d/samba restart


Figura 4

Passos: 5 / 6

Passo 5: Conferindo os diretórios e permissões de usuários

Como os diretórios foram criados pelo usuário root, nenhum outro usuário tem permissão de manipulação destes diretórios. Como demonstrado na "Figura 5":

Figura 5


Para conferir as permissões, use o comando a seguir. Confira o resultado na "Figura 6": 

# ls -l

Figura 6
 
Permissões dos diretórios A "Figura 7" apresenta a distribuição das permissões, que permitirão auxiliar para sua manipulação:

Figura 7



Exemplo de como funciona a tabela de permissões: 

Permissão      Binário
  ---                000
  --x                001
  -w-                010
  -wx                011
  r--                100
  r-x                101
  rw-                110
  rwx                111

Alterar as permissões dos diretórios: 

# chmod -R 0777 aula
# chmod -R 0770 install
 

Para conferir o que mudou. Um exemplo é apresentado na "Figura 8". 

# ls -l

Figura 8


Passo 6: Gerenciando usuários, dono, grupos e "startando" o serviço

Criar os grupos, seguindo informações da "Tabela 1". 

Grupo "publico" conterá usuários aluno e visitante: 

# addgroup publico 

Grupo "administrador" conterá usuário suporte: 

# addgroup administrador 

Adicionar usuário aos grupos: 

Ao grupo "publico": 

# adduser aluno publico
# adduser visitante publico
 

Para fixar ao grupo e suas restrições: 

# usermod -G publico aluno
# usermod -G publico visitante
 

Ao grupo "administrador": 

# adduser suporte administrador 

Para fixar ao grupo e suas restrições: 

# usermod -G administrador suporte 

Mudar o dono dos diretórios, seguindo a "Tabela 1": 

# chown -R aluno:publico aula
# chown -R suporte:administrador install
 

Para conferir o que mudou: 

# ls -l 

Verifique a "Figura 9":

Figura 9

Adicionar usuário ao Samba, lembrando que a senha deverá ser a mesma do usuário no GNU/Linux

# smbpasswd -a aluno
# smbpasswd -a visitante
# smbpasswd -a suporte
 

Finalizando

Reinicie o serviço do Samba: 

# /etc/init.d/samba restart 

Verificar os parâmetros do Samba: 

# testparm 

Abaixo, imagem demonstrando o acesso aos diretórios:


Agora é só usar. Boa diversão!
Instalando Impressora PDF

1) Instalação do CUPS e do CUPS-PDF.

– No terminal digite:
Código:

sudo apt-get install cups

sudo apt-get install cups-pdf

ou abra o Synaptics, procure o pacote cups-pdf e o instale.

No terminal digite:
Código:

sudo chmod +s /usr/lib/cups/backend/cups-pdf

2) Criar a impressora PDF
– Vá até o menu: “Sistema/Administração/Impressora”
– Clique no ícone: “Nova Impressora”
– Ao abrir a caixa – “Adicionar Impressora” – perceba que no ítem – “usar uma impressora detectada” – aparece a seguinte impressora: “PDF Printer”. Selecione esta e clique em “Avançar”.
– Selecione em “Fabricante” – “Generic”, e em “Modelo” – “postscript color printer rev3b”. Depois “Avançar”.
– Escreva um nome para a sua impressora pdf. Ex. “PDF-Printer”. Se quiser você pode também digitar uma descrição e a localização para essa impressora (opcional).
– Clique em aplicar.

3) Testar a impressora
– Abra qualquer aplicativo – Ex.: Firefox – Vá no menu “Imprimir”, escolha a impressora PDF criada (no exemplo acima a “PDF-Printer”) e mande imprimir.
– Abra a sua “Pasta Pessoal” (também conhecido com Home) e veja que é criado automaticamente uma pasta chamada “PDF”. É ali que os arquivos PDFs são gravados.


Para limpar oo comandos no terminal;
# history -c


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