WinSxs - Ocupando muito espaço no C:

 Como solucionar problemas de espaço em disco causados por um grande diretório de repositório de componentes do Windows (WinSxS)

 

Causa


O diretório de repositório de componentes do Windows (C:\Windows\winsxs) é usado durante a manutenção de operações nas instalações do Windows. Operações de manutenção incluem, mas não estão limitadas a, o Windows Update, o service pack e as instalações de hotfix.
 
O repositório de componentes contém todos os arquivos necessários para uma instalação do Windows. Além disso, todas as atualizações para esses arquivos também são mantidas no repositório de componentes conforme as atualizações são instaladas. Isso faz com que o repositório de componentes cresça com o tempo conforme mais atualizações, recursos ou funções são adicionados à instalação. O repositório de componente usa links físicos NTFS entre ele próprio e outros diretórios do Windows para aumentar a robustez da plataforma do Windows.

O repositório de componentes mostrará um tamanho grande de diretório devido a forma em que o shell do Windows Explorer é responsável pelos links físicos. O shell do Windows contará cada referência para um link físico como uma única instância do arquivo para cada diretório no qual o arquivo reside. Por exemplo, se um arquivo chamado advapi32.dll tem 700 KB e está contido no repositório de componentes e no diretório \Windows\system32, o Windows Explorer informará de forma imprecisa que o arquivo consome 1.400 KB de espaço no disco rígido.

Resolução


O repositório de componentes não pode residir em outro volume além do volume do sistema devidos aos links físicos NTFS. Se você tentar mover o repositório de componentes, resultará na incapacidade de instalar corretamente as atualizações do Windows, os service packs, as funções ou os recursos. Além disso, não recomendamos remover ou excluir manualmente arquivos do repositórios de componentes.

Para reduzir o tamanho do diretório do repositório de componentes em uma instalação do Windows, você pode decidir tornar a instalação do service pack permanente e recuperar o espaço usado dos arquivos do service pack. No entanto, se você tornar permanente a instalação do service pack, o service pack não pode ser removido.

Para remover os arquivos do service pack de uma instalação do Windows, use os seguintes utilitários de caixa de entrada:
  • Windows Vista Service Pack 1 instalado: VSP1CLN.EXE
  • Windows Vista Service Pack 2 ou Windows Server 2008 Service Pack 2 instalado: Compcln.exe
  • Windows 7 Service Pack 1 ou Windows Server 2008 R2 Service Pack 1 instalado: DISM /online /Cleanup-Image /SpSuperseded ou Assistente para a Limpeza de Disco (cleanmgr.exe)
A exclusão também pode ser realizada de forma proativa nas instalações do Windows Vista e Windows Server 2008 ao forçar um evento de remoção no sistema. A exclusão tentará remover qualquer binário do sistema não desejado da instalação e permitir que o Windows recupere o espaço em disco. Para emitir um evento de desinstalação em uma instalação do Windows, adicione e remova qualquer componente do sistema indesejado que ainda não foi instalado e reinicie a instalação do Windows. A exclusão será executada durante a reinicialização seguinte do sistema operacional.

Observação: A exclusão é executada automaticamente em instalações do Windows 7 e Windows Server 2008 R2.
 
Fonte:


Essa resposta te ajudou?

Categorias

Mais visualizados