Solid Edeg - Configurações para melhor desempenho.

Configuração para melhor desempenho do Solid Edge

  

1 - Arquivo de Paginação/SWAP

 O arquivo de paginação ou de swap deve ter OBRIGATÓRIAMENTE tamanho FIXO, ou seja, o tamanho inicial é igual ao tamanho final; e deve ser colocado em uma unidade com considerável espaço disponível, e com sistema de arquivos NTFS. O tamanho do arquivo de SWAP deve ser de 3 a 4 vezes o tamanho da memória RAM física da máquina.

 

Clique com o botão direito em COMPUTER (MEU COMPUTADOR) e vá em PROPERTIES (PROPRIEDADES).

  

Na janela de opções do sistema, selecionar a opção ADVANCED SYSTEM SETTINGS (OPÇÕES

AVANÇADAS DO SISTEMA) 

 

 

Na janela de propriedades do sistema, selecionar a aba ADVANCED (AVANÇADAS) selecionar a opção 

SETTINGS (AJUSTES)

  

 

VISUAL EFFECTS (Efeitos Visuais) selecionar

a opção ADJUST FOR BEST PERFORMANCE (Obter melhor desempenho)

 

 Coloque os valores conforme ilustração acima e clicar em OK.

 ADVANCED (AVANÇADAS) selecionar a opção CHANGE (Alterar)

Coloque os valores conforme instruções do início desse documento e clique em SET (DEFINIR).

O tamanho do arquivo de SWAP deve ser de 2 vezes o tamanho da memória RAM física da máquina – em múltiplos de 1024.

Clicar em OK e OK até retornar na janela de propriedades do sistema.

 

2 - Temporário / TEMP / TMP

O TEMPORÁRIO do usuário, local utilizado pelos softwares para “rascunho” de operações e armazenamento temporário de informações, é definido pelas variáveis TEMP e TMP do sistema operacional. No caso de softwares desenvolvidos progressiva e continuamente, caso do Solid Edge, Unigraphics, I-Deas, Magma, etc. o temporário do usuário deve ser definido como uma local simples, ou seja, caminhos sem caracteres especiais, sem espaço no nome de arquivo e de diretório, e sem caminhos UNC. Portanto, recomenda-se que o temporário seja definido como um diretório TEMP, localizado na raiz de um drive com muito espaço disponível, e com o sistema de arquivos NTFS.

 

Para tanto, recomenda-se a criação de uma pasta TEMP na raiz do drive C: (ou de uma unidade local, com espaço, e em NTFS ).

 

Então, deve-se alterar o valor das variáveis TEMP e TMP de usuário e de sistema, PARA TODO USUÁRIO que utiliza a máquina. O valor de AMBAS as variáveis deve ser C:\TEMP, em nosso exemplo.

 

Vale ressaltar que as variáveis de usuário se sobrepõe às variáveis de sistema, e que o padrão do Windows para TEMP e TMP é C:\Documents and Settings\....

 

Ou seja, para cada usuário, as variáveis devem ser definidas manualmente.

 

TOME O CUIDADO em verificar se TODOS os usuários tem ACESSO COMPLETO ao diretório C:\TEMP (ou o seu TEMP).

 

Primeiro vá no WINDOWS EXPLORER e crie uma pasta com o nome TEMP.

Para que todo o “lixo” que o software e o profile gera fique armazenado na pasta Temp, devemos fazer o seguinte procedimento:

 

Vá na Aba ADVANCED (AVANÇADO) e clique em ENVIRONMENT VARIABLES (VARIÁVEIS DE AMBIENTE).

 

 

 

 

Na parte superior (que é relacionada ao usuário) procure a variável TEMP e mude o valor para C:\Temp conforme imagem.

 

 Faça o procedimento novamente, agora editando a variável TMP. Faça o mesmo procedimento na parte inferior (referente as variáveis de sistema).

 

3 – Configuração do Driver de Vídeo

O driver de vídeo é o responsável pela comunicação do hardware (via sistema operacional) com a placa de vídeo. Portanto, o driver é de essencial importância para o bom funcionamento dos softwares UGS. 

Recomenda-se SEMPRE a utilização dos drivers testados e certificados pela UGS, que podem ser “baixados” do site http://support.ugs.com/online_library/certification/ . Neste site, selecione o produto UGS que você possui, com a versão e plataforma correspondentes ao seu equipamento (computador).

 

Na  placa NVIDIA (CERTIFICADA) a configuração deverá ser:

 

 

 4 – Configurações do Windows

 

Uma configuração que FREQUENTEMENTE é causa dos problemas com todo software desenvolvido para engenharia, é a configuração REGIONAL do Windows.

 

Desta forma, para que evitemos problemas, devemos configurar o Windows como se estivéssemos nos Estados Unidos, ou seja, TODAS as configurações regionais devem ser as dos Estados Unidos.

 

Caso você possua um teclado com a tecla Ç , você deve configurar somente o layout do teclado. Caso o usuário necessite de acentuação, você pode configurar a “Input Language” somente utilizando o caminho abaixo:

 

 

 

NUNCA altere as configurações abaixo:

 

 Também não altere as opções definidas na “aba” Administrative, da tela acima.

 

Uma configuração que pode ser alterada e NÃO causará problemas é a configuração de TIME ZONE, conforme tela abaixo:

 

 

 5 - Local onde os arquivos são salvos.

 

Mais um ponto IMPORTANTE, que causa problemas é o nome dos arquivos do Solid Edge que o usuário trabalha, os arquivos .par, .dft, .psm, .asm , etc.

 

O nome COMPLETO destes arquivos, incluindo todas as letras do caminho/estrutura de diretórios e as letras e ponto da extensão NÃO deve ultrapassar 250 caracteres.

 

Caso isso ocorra, o arquivo poderá corromper, e o Solid Edge terá problemas gerais, causando a instabilidade do sistema e a perda de dados.

  

6 – Tipo de conta de sistema operacional do usuário.

 

Deve-se também ter cuidado com a conta com a qual o usuário trabalha. O usuário não deve trabalhar como administrador. O usuário deve trabalhar como usuário restrito ou guest.

 

O CONTROLE DE USUÁRIOS deve estar sempre DESATIVADO para o usuário..

 

 

7 - Tema do Windows / Desktop de Usuário

 

NUNCA deve-se utilizar o tema “Windows” do Windows. Deve-se utilizar o Tema Clássico do Windows, conforme tela abaixo.

 

O tema Windows utiliza DLLs que causam problemas quando iniciado o modo OpenGL, e portanto a utilização do tema Windows causará problemas de instabilidade na utilização do software Solid Edge.

 

Note que está configuração deve ser feita no perfil (profile) DO USUÁRIO.

 

 

8 - Detalhes / Performance do Desktop do Usuário

 

Outra causa certa de problemas em aplicativos que utilizam áreas gráficas de alta resolução como o Solid Edge são os “efeitos visuais” do sistema operacional. Portanto, para que os problemas sejam evitados, estes “efeitos visuais” devem ser desabilitados. Para fazer esta alteração de maneira mais rápida, fácil e eficaz, devemos alterar as opções de performance do

sistema operacional. A opção de performance que deve ser selecionada para o Windows/Desktop do usuário é de MELHOR DESEMPENHO, conforme tela abaixo:

 

Note que esta configuração deve ser feita no PERFIL (profile) do USUÁRIO  Clique com o botão direito em MEU COMPUTADOR e vá em PROPRIEDADES.

 

Na Aba AVANÇADO > PERFORMANCE > clique em CONFIGURAÇÕES.

 

Na Aba EFEITOS VISUAIS > deixar habilitado a opção AJUSTAR PARA OBTER

MELHOR DESEMPENHO

9 - Configuração dentro do Solid Edge

Se você NÃO tiver placas de video homologada para trabalhar com o Solid Edge você deverá mudar uma opção que é a seguinte:

Para Solid Edge 

 

Deixar a opção SOFTWARE DRIVEN ligada.

 

 

É muito importante ter uma placa de video homologada para trabalhar com o Solid Edge, a maioria das placas no mercado são da linha GForce da Nvídia por serem muito baratas, o problema dessas placas é que são especificas para jogos. 

 

Placas para CAD 3D é indicado a linha QUADRO da Nvidia. Nestes casos de placas homologadas, deve-se utilizar a opção mostrada abaixo.

 

 

Fonte SIEMENS PLM Software

Abaixo o link com as placas certificadas:

https://www.plm.automation.siemens.com/media/global/en/Graphics_Certification_Table_20191031_t cm27-66437.xlsx

  

Qualquer dúvida, estamos a disposição.

GTAC BRASIL 11 4228-7611

https://www.plm.automation.siemens.com/global/pt/support/

 


Essa resposta te ajudou?

Categorias

Mais visualizados